O Governo do Distrito Federal lançou, nesta segunda-feira (22), o edital de seleção do programa Reflorestar. A iniciativa prevê investimento de mais de R$ 3 milhões em ações de recuperação de áreas degradadas, proteção de nascentes e fortalecimento da regularização ambiental de propriedades rurais no DF.

O programa é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasília Ambiental e a Fundação Banco do Brasil. Os recursos são provenientes de compensação florestal. O edital vai selecionar uma organização da sociedade civil para executar as ações previstas.

A assinatura ocorreu no Palácio do Buriti, durante o lançamento do GDF na Sua Porta no Plano Piloto. Na ocasião, a governadora Celina Leão destacou que a medida representa a continuidade de ações voltadas à conservação ambiental. “Isso é cuidar, é ouvir e ter coragem para tomar decisão. Todos os dias, tomamos decisões naquilo que a população tem anseio, e muitas delas a gente tem que ter coragem para tomar”, afirmou.

O Reflorestar reúne ações de recuperação de áreas degradadas, proteção de nascentes e implantação de sistemas produtivos sustentáveis. A proposta combina conservação ambiental com geração de renda para produtores rurais.

Atualmente, o programa trabalha com cerca de 30 espécies nativas e de interesse ambiental e econômico, como braúna, aroeira, peroba, ipês e buriti. A escolha das espécies busca contribuir para a preservação da biodiversidade e para o equilíbrio dos ecossistemas locais.

Nesta edição, o edital prevê a produção, o plantio e a manutenção de 130 mil mudas de espécies nativas do Cerrado. Desse total, 100 mil serão destinadas ao plantio e 30 mil à produção contínua.

A ação vai beneficiar pequenos produtores rurais e agricultores familiares. Segundo o governo, terão prioridade as regiões do Gama, São Sebastião, Brazlândia, Sobradinho e Santa Maria.

O programa também prevê o monitoramento, por até 24 meses, das áreas recuperadas. Entre os espaços contemplados estão áreas de preservação permanente e reservas legais.

Durante a solenidade, o presidente do Brasília Ambiental, Gutemberg Gomes, destacou a parceria com a Secretaria da Agricultura e a Fundação Banco do Brasil. “Nós vamos usar o viveiro da Seagri para que, de fato, a gente produza as mudas. Nós temos a capacidade de plantio de mais ou menos 130 mil mudas nas áreas rurais. Ou seja, estamos cuidando dos recursos hídricos. Nós estamos aqui trabalhando para que tenhamos uma cidade resiliente com segurança hídrica”, afirmou.

O decreto de regulamentação do Reflorestar foi assinado pela governadora Celina Leão em maio deste ano, durante a AgroBrasília. A regulamentação deu base oficial ao programa após mais de 20 anos de atuação, além de ampliar a segurança jurídica e a capacidade de execução das ações ambientais no campo.