O projeto Produtor de Água do Pipiripau vai assinar, nesta terça-feira (2/6), 31 novos contratos com produtores rurais da bacia. A cerimônia será realizada pela manhã, no Núcleo Rural Santos Dumont, no Parque dos Pequizeiros, e reunirá produtores, parceiros institucionais e autoridades.
Com os novos acordos, o projeto chegará a 318 contratos assinados desde 2012, ano de sua criação. Atualmente, há 84 contratos ativos. Com a nova etapa, esse número subirá para 115. O investimento previsto é de R$ 1.160.188,75, com vigência de cinco anos.
Coordenado pela Adasa em parceria com outras 13 instituições públicas e organizações não governamentais, o projeto desenvolve ações de recuperação ambiental, conservação do solo e proteção dos recursos hídricos na Bacia do Ribeirão Pipiripau.
A iniciativa tem impacto direto na qualidade e na quantidade de água disponível na região, responsável pelo abastecimento de cerca de 200 mil pessoas no Distrito Federal. Além disso, o projeto incentiva práticas sustentáveis no campo e valoriza o papel dos produtores rurais na preservação ambiental.
Entre as principais medidas estão a recuperação de áreas degradadas em propriedades privadas e o Pagamento por Serviços de Proteção dos Recursos Hídricos, mecanismo que remunera produtores pelas ações de conservação realizadas em suas áreas. Desde o início do projeto, mais de R$ 3 milhões já foram destinados ao pagamento desses serviços ambientais.
Outro resultado destacado foi a reforma do canal Santos Dumont. A intervenção reduziu em aproximadamente 50% as perdas de água por infiltração e evaporação, o que aumentou a eficiência do abastecimento e ajudou a diminuir conflitos pelo uso da água na região.
Segundo o coordenador do projeto, Wendel Lopes, a ampliação dos contratos fortalece a cultura de conservação na bacia. “A adesão dos produtores rurais demonstra o fortalecimento de uma cultura de conservação na bacia”, avaliou.
Ele também destacou que o projeto une preservação ambiental e valorização das famílias do campo. “O projeto alia recuperação ambiental, práticas sustentáveis e valorização do produtor rural, reconhecendo a importância dessas famílias na proteção dos recursos hídricos e na manutenção da qualidade da água”, afirmou.
Ao longo de mais de uma década, 287 propriedades rurais já participaram do Produtor de Água do Pipiripau. Com a nova etapa, o projeto reforça sua atuação como referência em gestão integrada dos recursos hídricos e incentivo à conservação ambiental no meio rural.